segunda-feira, 20 de junho de 2011

.Cultos Afro brasileiro

     Ou por o estigma do escravismo, preconceito racial,o por preconceito religioso,os cultos afro sofrem no Brasil uma serie de ataques,e seus adeptos acabam sendo vítimas de comentários jocosos ,que insultam sua condição humana de pessoas livres..Ninguém pode ser discriminado por crença ou dogma religioso,vivemos em um país laico ,desprovido de oficialidade religiosa,por isso gozamos da liberdade de  crença..Certo é que a liberdade  religiosa não é absoluta ,e que bom que não pois ,é justamente este não absolutismo  é que  poe limite ,na forma de expressão da fé e crença.
   Então se analisarmos  por este ponto de vista ,somos livres para professarmos nossa fé,mas esta liberdade tem limitações ,ninguém em nome de seus dogmas podem ,humilhar ou discriminar seja quem quer que seja por não aderir  uma crença ou forma de pensar.Tampouco  será justificado,agressões, contra  um individuo por ser adepto das religiões negra no brasil..A comunidade afro brasileira ,afro umbandista ,devem estar atentos a este tipo de praticas e revidar essas agressões ,mas revidar na forma da lei,denunciar  igrejas que estejam instigando a violência,denunciar  programas que acusam os cultos aos orixás de satanistas,enfim, toda a forma de manifestação pre conceituosa,que caracterize perseguição devem serem denunciada.
  .Quando aqui falo em revidar,não me refiro a revidar com violencia,pois ,não devemos  nos igualar a fanáticos religiosos,revidar no sentido de não tornarmos passivos as acusações infundadas,de buscarmos nossos direitos  junto as leis do nosso país.
.Diga não aos ataques religiosos,não podemos deixar que pessoas sejam agredidas,templos destruídos,e a dignidade  ,de indivíduos jogados ao relento.
   

2 comentários:

  1. É muito triste quando um país não respeita sua história e sua própria cultura. E é antagônico, também, pois lá fora, em outros países as religiões afro brasileiras (que aqui são alvo de preconceito e estigmas - fundados na mera ignorância)são valorizadas, admiradas e respeitadas.
    Não aceitar sua própria cultura, as crenças de seu povo e sua história é negar uma matriz que nos compõe como brasileiros. Me pergunto como será nosso futuro, se não aceitamos um passado genuíno que nos sustente...se não nos orgulhamos do mesmo.
    Não que seja necessário partilhar das mesmas crenças, mas é fundamental que haja respeito, respeito pelo "berço simbólico", respeito pelos braços culturais e religiosos que sempre nos envolvem (embora muitas vezes se negue)...É fundamental o respeito sim...além do que, querendo ou não, é lei e lei existe para ser cumprida e ponto.

    ResponderExcluir
  2. Valeu,Andréa,pelo comentário,e vc está muito certa na maneira de pensar..Obrigado pela visita ,volte sempre.

    ResponderExcluir